Compromisso, sob a forma de contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Rio Maior, a Junta de Freguesia de Arrouquelas e a Salpiquete, para utilização das instalações da antiga escola primária.
Foi hoje assinado o contrato de comodato relativo à cedência das instalações da antiga escola primária de Arrouquelas, recentemente desactivada. A sessão teve lugar no edifício da Câmara Municipal de Rio Maior e contou com a presença da Srª Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Drª Isaura Morais, o Sr Vereador Nuno Malta, o Sr Presidente da Junta de Freguesia de Arrouquelas, Mário Pião Vitorino, e João Paulo Colaço, em representação da Salpiquete. O ato foi acompanhado por Henrique Granada, quadro superior da autarquia.
O contrato vigorará por um ano, renovando-se automaticamente por iguais períodos. A cedência tem por objectivo o desenvolvimento de ações de cariz social e comunitário, tendo a população idosa da freguesia como principais destinatários.
Trata-se de uma iniciativa desencadeada pela estratégia educativa para o Concelho de Rio Maior, que permitirá atenuar alguns dos efeitos do fenómeno do envelhecimento populacional, uma característica dos meios fortemente ruralizados, como é o caso da nossa freguesia, uma realidade concreta reforçada pelo abandono dos campos e das actividades tradicionais
e pelo empobrecimento das práticas sociais e económicas da região.
Dado que os indicadores estatísticos, embora de
pequena dimensão, atestam a necessidade de desenvolver esforços que visem a
obtenção de respostas de proximidade para os problemas que vão surgindo
pontualmente, sobretudo no que respeita à obtenção de condições mínimas e
decentes no acesso à alimentação, saúde, higiene e habitação, entre outros
aspetos, tenta-se deste modo atenuar os efeitos de uma realidade que é cada vez mais evidente: o nosso envelhecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário