20 de Julho de 2007: Há que continuar. Estamos quase a fazer um "aninho" - é já no próximo dia 27 - e começa a ser tempo de começar a deitar contas à vida. Senão perdemos a conta aos dias e o que ganhamos não chega para pôr as contas em dia. Não acredita, então saiba que ao longo dos meses de Maio e Junho prepararamos as três grandes actividades: o projecto Bem Me Quer, as comemorações do Primeiro Aniversário e a Descamisada, por esta ordem e tentando na medida do possível integrar o maior número de pessoas, o que per si já é uma proposta interessante.
O projecto "Bem-Me-Quer" é a nossa primeira tentativa de realização concreta de uma actividade com apoio institucional, integrando jovens da terra.
O objectivo prioritário é a angariação de contributos para se conseguir identificar quais as necessidades de apoio social realmente existentes na aldeia, recorrendo-se para o efeito a um pequeno inquérito por questionário. É este instrumento que os jovens participantes no projecto irão levar até junto de uma amostra de habitantes da aldeia, fazendo questões e recolhendo elementos que nos poderão ser de grande utilidade futura.
A primeira etapa decorreu durante a primeira quinzena de Julho e a segunda etapa terá lugar na última quinzena de Agosto. A Susana coordena o projecto e, como se pode ver na foto ao lado, coube à Joana, ao João e ao Ivo inaugurar esta actividade com todo o brio e brilho pessoal. A primeira etapa está feita, venha a segunda.
A comemoração do primeiro aniversário será um bom momento para festejar e por isso resolvemos integrar as actividades no programa de festas da aldeia, habitualmente a cargo da Associação recreativa e Cultural.
Se bem que o nosso objectivo não é, decerto, a produção deste tipo de eventos, não deveremos descurar as possibilidades de levar mais longe o nome Salpiquete, sempre associado a acções de cariz social.
A proposta passa pela realização de um espectáculo de danças de salão (na sexta feira à noite), a comemoração pública do acto através da distribuição de um pedaço de bolo e de uma brochura comemorativa (também na sexta feira à noite), de uma Feira do Livro e de uma sessão de "estórias naturais", contadas por quem as sabe: "os Kontadores de Ká!" (isto no sábado à tarde) ; a feira do livro prolonga-se por todo o fim-de-semana.
Para começar não parece "mau de todo".
A Descamisada é o terceiro momento, talvez o mais exigente, razaõ pela qual se teve que preparar uma sessão de trabalho alargada, de modo a envolver o maior número de pessoas nesta proposta. foi no dia 8 de Julho, um domingo soalheiro, no Centro de Convívio de Arrouquelas, que esteve cheio até à porta, como se pode ver!
A sessão foi dirigida pela Judite e durante quase duas horas foi possível recolher dados sobre a melhor maneira de fazer uma recriação histórica em redor dos principais aspectos da cltura do milho, desde a semeadura até ao seu tranporte para o moinho.
As pessoas participaram imenso e, fazendo fé nas propostas finais, existe um número bastante interessante de pessoas que manifestaram vontade de participar activamente nos vários cenários propostos e na cedência de materiais para as exposições temáticas.
Como se sabe a actividade prevê uma série de cenas vivas, animadas por figurantes, que deverão retratar tão fielmente quanto possível os vários momentos ligados ao Ciclo do Milho, desde a semeadura até ao armazenamento, passando pela secagem, descamisa, entre muitos outros elemaspectos já sinalizados.
Os dados estão lançados, esperemos que tudo corra ainda melhor do que o previsto.
1 comentário:
É verdade já passou um ano e na realidade, parece que ainda não fizemos nada!
Ao inicio pensei que fosse mais facil, que rapidamente fosse possivel levar junto das pessoas os serviços que gostariamos de fornecer, inicialmente á população de Arrouquelas, mas.... não tem sido fácil, nada fácil, eu pessoalmente tive momentos que só me apetecia desistir, nada corria bem, borocracias ás resmas, não se via nem vê, nada feito daquilo para o qual a associação se quer dedicar, enfim, são coisas que levam o seu tempo que eu não fazia a minima ideia.
Tem sido para mim uma experiência espectacular, tenho aprendido imenso, convivido com pessoas fantásticas, apesar de já as conhecer, mas o convivio com elas na associação ajudou-me a conhece-las melhor e isso surpreendeu-me pela positiva, acho que somos um bom grupo de trabalho e todos juntos vamos conseguir alcançar os nossos e os objectivos desta associação.
Vamos com calma, desde que exista vontade, o tempo aparece!
De que vale ter tempo se não existe vontade??
Bjs para todos e que daqui a um ano estejamos a festejar o segundo aniversário da Salpiquete (desculpem este desabafo laméchas, mas teve mesmo que ser)
Enviar um comentário