28/08/10

Actividades Desenvolvidas

Durante os últimos meses a Salpiquete tem dado continuidade aos seus objectivos, respeitando, na medida do possível, o Plano de Acção acordado em finais de 2009. Para este período contava-se já com a finalização do projecto de criação de um serviço de apoio social e comunitário para a Freguesia de Arrouquelas e zonas limítrofes, de modo a iniciar contactos com as entidades responsáveis a nível local, concelhio e distrital. No entanto, as realidade voltou a atrasar esta importante etapa do nosso trabalho, prevendo-se por agora a sua finalização para meados de Setembro do corrente ano.
Durante este tempo, sucederam-se as reuniões de Direcção, onde todos os meses se têm analisado os principais assuntos de interesse para a vida da associação. Tem sido dada especial atenção à construção do documento de base, onde constam os objectivos e as formas de os realizar, tarefa que continua a ser difícil de terminar, sobretudo porque se vai, ao mesmo tempo, dando resposta a outras necessidades e a projectos que vão surgindo com o tempo.
É neste contexto que se inclui a prestação de contas por via electrónica (através da internet), bem como a entrega do Relatório e Contas anuais, tarefas novas e de difícil concretização, que se têm sempre entendido como desafios renovados, face às nossas possibilidades.
De destacar também a construção de duas novas propostas integradas no programa de ocupação dos tempos livres (OTL), apoiado pelo Instituto Português da Juventude, que contará com a participação de oito jovens arrouquelenses, que terão assim a oportunidade de integrar o leque de ofertas promovidas pela Salpiquete, nomeadamente no que se refere aos contactos com pessoas idosas da freguesia e ao apoio na construção dos materiais que farão parte da exposição sobre o Ciclo da Vinha e do Vinho, sua importância nos usos e costumes de Arrouquelas. Estas propostas iniciaram-se durante a segunda quinzena de Julho e irão decorrer até à primeira semana de Setembro.
Para além destes aspectos, a Salpiquete tem participado também nas reuniões da Comissão Social Interfreguesias de Arrouquelas, Assentiz e Ribeira de São João, enquanto entidade com intervenção na área social. Ao longo do ano de 2010, a reuniões terão lugar na Freguesia de Assentiz. Nestes encontros são analisadas problemáticas sociais e sinalizados problemas existentes em cada uma das freguesias, cabendo às entidades representadas encontrar soluções para alguns destes casos, ou proceder ao respectivo encaminhamento.
Nos últimos tempos, a Salpiquete tem retomado os contactos para a sinalização de um espaço para a sua sede definitiva, assunto que assume especial importância no sucesso futuro da nossa associação. Neste sentido, uma das últimas propostas foi a possibilidade de aproveitamento do espaço existente no recinto de festas da ARCA, que reúne todas as condições necessárias ao projecto da Salpiquete. Como é do conhecimento geral, a instalação de associações neste espaço era uma pretensão antiga, que esteve inclusivamente ligada aos objectivos inicialmente previstos para este espaço, mantendo-se na actualidade todas as possibilidades em aberto. Com este propósito, a Salpiquete avançou entretanto com alguns contactos junto da Associação Recreativa e Cultural de Arrouquelas, de modo a sinalizar as tarefas prioritárias tendo em vista o ajustamento de uma eventual proposta com estas características.

Sem comentários:

Relatório & Contas 2018

  RELATÓRIO & CONTAS 2018