No dia 11 de Maio realizou-se mais um pequeno encontro para preparar os festejos de São Pedro. A Ordem de trabalhos tinha mais alguns assuntos, mas nem por isso as festas deixaram de ocupar um lugar de destque nesta altura do campeonato. Estiveram todos os membros da Direcção, o que já não acontecia há algum tempo. Os trabalhos forma orientados pela Elo Madaleno. Tivémos duas visitas: Laura Marques e Ligia Pedro. Por causa das quadras, dos manjericos, das danças e de outras tantas coisas. Do esquema final construído para o efeito, resultou o quadro da figura.
De acordo com as propostas actuais, que podem ainda ser alteradas, prevê-se a criação de um arraial composto pelas seguintes áreas: i) um serviço de bar, com assador de sardinhas, ii) um espaço de apoio, com mesas, iii) uma zona de exposição dos manjericos e respectivos vasos e versos, iv) um espaço para a fogueira e respectiva boneca de sal, v) um espaço para colocação de pau-de-sêbo e vi) espaço para a realização das marchas populares (3).
O evento deverá ter ainda o apoio de um cicerone, estando nesta altura as danças a ser alvo de atentos ensaios e experimentações. Sabe-se que as danças e os cantares serão acompanhados com música e uma performance que deverá respeitar as linhas de orientação da Salpiquete. Está prevista a realização de um concurso de poesias populares, agregadas aos manjericos, e sujeitas à avaliação cirteriosa de um jurí a constituir para o efeito. Os membros deste jurí deverão ser elementos ligados ao movimento associativo local.
As sardinhas, o vinho e a broa serão elementos importantes nesta proposta, a para do embelezamento do arraial e da construção dos arcos e dos balões. Existem nesta altura referências que associam a cada actividade uma série de pessoas, se bem que até ao final do mês de Maio ainda se deverão afinar mais alguns detalhes. De qualquer modo, já se vão construíndo os enfeites, reciclando materiais e angariando sempre novas propostas.
A elaboração da simbologia e do Programa das festas deverá ficar, tal como já vem sendo hábito, a cargo do Luís Madaleno, estando nesta altura o desenho da actividade estruturado do seguinte modo: 20:30H aberura do arraial, do serviço de Bar e do Pau-de-Sêbo; 22:30H início das marchas populares de São Pedro; 0:00H fim dos saltos à fogueira e queima da boneca de sal.
Está prevista a realização de novo encontro de todos os intervenientes no próximo sábado, dia 24 de Maio. A partir dessa altura, deverão começar a ser últimados todos os pormenores da festa. A população agradece. A Salpiquete também.
Sem comentários:
Enviar um comentário